Você já ouviu falar em saúde integrativa do sono?
Vou começar este texto fazendo uma pergunta.
Você dorme a noite toda?
Pense e guarde essa resposta.
Em anos de trabalho em amamentação eu percebi que as dificuldades com o sono do bebê aparecem em muitos lares, e são bem parecidas. O bebê que não dorme bem, que resiste muito ao sono noturno, que demora a voltar a dormir, que pula demais as sonecas...
Foi então que eu fiz a formação internacional em Saúde Integrativa do Sono, e agreguei este serviço.
Voltando à pergunta sobre dormir a noite toda, eu respondo.
Eu acordo por vários motivos, como ir ao banheiro, sede, posição desconfortável, um sonho ruim. E consigo, na maioria das vezes, voltar a dormir.
O que nós, adultos, precisamos para ter um sono de qualidade?
Estar tranquilos, nos sentindo seguros física e emocionalmente, sem fome ou sede, bem acomodados, cansados (mas não muito), sem grandes problemas e saudáveis.
Em contrapartida, esperamos que o nosso filhote recém chegado nesse mundo durma a noite toda (e sozinho) sem despertares.
O bebê lindo dessa foto é o Hique, filho de uma grande amiga-irmã. Essa é daquelas imagens que encantam os olhos e o coração (e nos enchem de expectativa). Ele dormia no momento da foto, mas não dormia a noite toda.
A diferença entre nós e os bebês está nos motivos para acordar e na necessidade de ajuda para conseguir voltar a dormir.
Salvo raras exceções, bebês não dormem a noite inteira, simplesmente porque não têm maturidade para isso.
No entanto, também não é ok que o bebê acorde 8, 10, 12 vezes, que mame de hora em hora com 1 ano de idade. O sono amadurece junto com o bebê.
Quando desajustes acontecem, podemos buscar um ponto de apoio para melhorar a hora de dormir, e por consequência aumentar o tempo de sono.
A saúde integrativa do sono visa avaliar o bebê (saúde, desenvolvimento, rotina, nutrição, parentalidade), e munir a família de informações sobre o que esperar de um bebê e como reconhecer sinais que o SEU bebê dá, como atender as necessidades que ele apresenta, e como resultado ter um sono de mais qualidade, seja noturno ou nas sonecas.
E não se trata de higiene do sono na hora de dormir, mas sim na construção do dia a dia, de uma rotina o mais saudável possível. Um sono de maior qualidade costuma durar mais tempo, mas isso é uma consequência.
Eu sei que cansa, e muito, mas te garanto que é muito mais estressante quando ficamos lutando contra a natureza do bebê.
Se você quer aprender sobre sono do bebê ou está precisando de ajuda com o filhote, saiba que pode contar comigo.